sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

GP Fim da Europa

Cá vai o tão esperado relato da prova de Domingo, o GP Fim da Europa, aquela que é considerada por muitos uma das provas mais bonitas de Portugal.
Estava frio e chuva e com um tempo destes quem é que se quer levantar da cama??? Mas o que é facto é que quando é para uma prova a vontade aparece.
Fiquei danada quando a meio do caminho na IC19 me apercebo que das duas uma: ou tinha deixado cair o Garmin quando entrei para o carro ou então tinha ficado em casa. Qualquer das opções deixaram-me com uma azia dos diabos. É que não tenho propriamente um bom acordar mas quando um conjunto de situações não correm como o previsto logo pela manhã é motivo para andar de mau feitio o resto do dia... Mas não tinha outro remédio. Estava visto que não ia ter relógio durante a prova... E agora???
A vila de Sintra estava com um nevoeiro danado. O ambiente que seria de esperar deste lugar tipicamente misterioso.
Quando chegamos fomos a procura das carrinhas para despachar as mochilas com roupa seca e quentinha para vestir depois da prova e que estariam depois a nossa espera no Cabo da Roca.
Encontrei logo alguns elementos do Correr Lisboa, todos com o "Vicente" vestido. Esta foi a prova onde estreei o meu "Vicente" também.


E assim como eu outras pessoas :) E éramos muitos...


De facto criamos uma "mancha amarela"... E era esse o objectivo :) 

Por momentos deixei de pensar no Garmin mas a medida que a hora da partida se aproximava a minha irritação vinha ao de cima... Até que soou o tiro de partida e lá fui... apenas com um telemóvel emprestado no bolso das calças e com a aplicação Strava ligada pensando que seria a solução para todos os meus problemas. E como estava enganada... Depois das primeiras voltas e quando as pessoas começaram a dispersar la consegui tirar o telemóvel do bolso para tentar perceber mais ou menos como estava a ir em termos de ritmo. Apercebi-me que após ter bloqueado o telemóvel, logo a seguir a partida, a aplicação desligou tendo registado um tempo espectacular de 15 segundos de prova. LOLLLL. Nada a fazer... Decidi seguir caminho não muito preocupada com o tempo e depois logo se veria... 
O que estranhei é que não me sentia muito cansada e as pernas também estavam a resistir bem as subidas. Quando cheguei a meio decidi olhar para o telemovel para ver as horas. Nem achei mau tendo em conta as subidas e o objectivo de chegar perto das 2 horas de prova. Tinha partido as 10:00h e eram 11:05h e não tinha parado para andar nunca. "Ok, tem calma Inês que ainda falta a célebre subida dos 10k..." pensei eu... E embora tenha corrido um pouco nessa subida a sua grande maioria foi feita a andar depressa. Nesse momento pensei que era melhor pôr de lado a ideia de chegar antes da 2h. Quando começou a descida foi prego "quase" a fundo :) Isto porque é melhor não abusar e evitar que a lesão reapareça. Por isso fui correndo mais rápido mas sem abusar. Aquela descida tão prolongada já me estava a começar a enervar porque nunca mais tinha fim. Até que vejo o farol do Cabo da Roca e a meta e percebi que já faltava pouco. Quando finalmente chego perto da meta, olho para o relógio e nem queria acreditar... 1:52:34???? Não pode ser???? Tenho provas da minha cara de espanto nestas fotos do Correr Lisboa.



E aqui a alegria genuína :) estampada na minha cara. Acho que não fiquei tão feliz quando acabei a 1ª Meia Maratona... Heheheee....




E aqui termino com a melhor foto de todas :) Até para o ano GP Fim da Europa :)



8 comentários:

  1. Parabéns Inês pela excelente estreia nesta bonita e exigente prova.
    Dizes que quando algo não te corre de feição, ficas com mau feitio para o dia todo. Pois ninguém diz isso ao ver a tua alegria na meta :)
    E deixa-me pedir para retirares a palavra ridícula à frente de alegria. Não é nenhuma alegria ridícula, todos nós sabemos o que custa atingir determinados objectivos e o que nos saem do pelo e em especial após uma lesão. Substitui por algo do género, alegria genuína (que é tão boa de partilhar por todos nós) :)

    Mais uma vez parabéns e venham mais assim :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. Foi de facto espectacular e é realmente uma alegria genuína a que senti neste dia. Fica feita a correcção :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns pelo excelente tempo e pela estreia com o "Vicente". Até hoje ainda não tive coragem de enfrentar o GP do Fim da Europa, mas decidi que para o ano o irei fazer, se me conseguir inscrever.

    Por vezes é bom, mesmo muito bom corrermos sem relógio, sem qualquer tipo de pressão, só nós e a estrada.

    Espero que o Garmin tivesse ficado esquecido em casa.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fernando. Fazes bem em inscrever-te para o ano porque é uma prova inesquecível. Para o ano não vou faltar :)
      Sem duvida que correr sem relógio pode ser uma boa forma de desafiar os nossos limites. Sim ficou esquecido :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Cá para mim até foi bom não teres relógio.. permitiu-te apenas correr e não estar preocupada com o ritmo ou tempo... e tiveste uma surpresa :D
    Mas compreendo perfeitamente o drama ahahah eu reagiria igual...
    E se ainda houvesse hipotese de ele ter ficado caído em algum lado aí então era o pânico total ahahah
    Fizeste uma belíssima prova :) Estás de parabéns!!!
    E nota-se bem que ficaste surpresa em primeiro lugar mas mais importante que ficaste FELIZ!! :D
    VIVA!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Piolha. O relógio felizmente estava só esquecido em casa :) Foi uma emoção grande. Fiquei muito contente.

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Muitos parabéns!! Excelente tempo!
    Também fiquei sem Garmin na partida, esqueci-me de carregá-lo na véspera... Enfim, coisas de gaja loira! :))
    É incrível a nossa dependência destes bichos tecnológicos, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Heheheeee... Eu sou muito despistada mas estava com a sensação que o tinha perdido mesmo. Felizmente estava em casa embrulhado nos lençóis da cama...

      Beijinhos

      PS: Foi bom conhecer-te no Trail de Bucelas :) Até a próxima aventura.

      Eliminar