domingo, 22 de junho de 2014

Lisbon Eco Marathon - Corredor Verde

Ontem foi dia de Lisbon Eco Marathon. Inscrevi-me na versão curta que seriam 19 Km de acordo com o indicado pela organização.



O percurso seria cumprido em cerca de 15% em estradas alcatroadas, 40% em ciclovias e o restante em estradas florestais. A partida estava marcada às 21h00 no Parque Urbano do Calhau, junto aos "Pupilos do Exército".

Esta prova de cariz solidário não é apenas uma prova que iria doar uma pequena parte das receitas para instituições de solidariedade social. Todo o valor das inscrições serviu para angariar verbas para 4 instituições: Casa dos Rapazes, Terra dos Sonhos, Reefood e Casa das Cores. De valor :)

Chegamos ao Parque do Calhau cerca de uma hora antes e confraternizamos com outros atletas. O ambiente estava bom e sem as confusões habituais das provas "da moda". Ainda houve tempo para recolher o kit do atleta com direito a gel e isotónico. Nada mau. Esta prova é feita em autonomia quase total uma vez que apenas existem alguns pontos com agua. A ecologia é um dos temas do evento, sendo que é expressamente proibido deitar o que quer que seja para o chão e as garrafas para abastecimento deveriam ficar exactamente nesse local não sendo permitido o transporte das mesmas.

Estava a ficar frio e só me apetecia que dessem o tiro de partida. A hora marcada lá partimos cerca de 430 atletas.

Esta iria ser a primeira prova com alguns trilhos em que iria correr de noite. Estava um pouco preocupada porque vejo muito mal, mas de noite então vejo mesmo muito pouco. E não consigo correr de óculos... A adicionar teria de correr com frontal, mais uma novidade para mim, uma vez que não há nenhuma iluminação nas zonas por onde passávamos.

Os primeiros quilómetros foram percorridos em estradas alcatroadas, e depois passamos em estradas florestais. E ai é que a coisa se complicou. Escureceu rapidamente e eu não via um palmo a frente do nariz... A luz do meu frontal era tão forte como uma luz de presença para crianças não iluminando o caminho. Nos primeiros Km ainda fui tendo o caminho iluminado por atletas com frontais de qualidade que tornavam o breu em dia, mas rapidamente todos fugiram de mim e fiquei só eu e a escuridão. Muito a medo lá fui "as apalpadelas" Monsanto fora não fazendo a mínima ideia por onde estava a passar. Tendo em conta a minha tendência para torcidelas de pés e a total ausência de luz optei por seguir muito devagar, mesmos nas descidas, onde gosto de por prego a fundo. Ainda me perdi porque a sinalização numa determinada zona não era grande coisa. De repente e sem contar com isso, uma vez que ainda só tinham passado pouco mais de 8 Km, chego a Rotunda de Pina Manique. Achei estranho uma vez que a prova tinha 19Km. Pensei que talvez tivesse de depois andar as voltas no Parque Eduardo VII... Os últimos Km foram percorridos pela Ciclovia onde não foi mais necessário frontal. Conheço bem a ciclovia uma vez que treino ai com alguma regularidade. Quando piso o inicio da ciclovia apercebo-me da estupidez que foi ter levado as minhas sapatilhas de trail... Agarravam-se ao piso como se fosse cola dificultando a minha progressão nessa ultima parte da prova que seria ideal para compensar o tempo perdido na escuridão de Monsanto. Buhhh. O que reparei também foi que depois da ciclovia que acabava em Campolide não havia qualquer sinalização no Jardim que indicasse por onde ir e dai até ao Parque Eduardo VII a mesma coisa. 

Demorei uma eternidade a fazer esta prova 1:49:46 para fazer 15 Km... Isso mesmo 15 Km em vez de 19 Km. A organização já explicou o sucedido na página do Facebook. Não deixa de ser estranho mas foi justificável. "Por um erro de um elemento da organização, que não reparou que o primeiro classificado da prova de 19km confundido-o com um participante da Maratona , foi dada a indicação para este seguir no percurso da Maratona. Isso causou um atalho de 4km relativamente ao percurso inicialmente proposto.O erro foi detectado de imediato, mais precisamente à passagem do terceiro classificado, porém era necessário tomar uma decisão e optou-se por fazer com que todos os participantes fizessem o mesmo percurso. "

No final tivemos direito a isotónico, agua, uma barra de proteína e um saco com mais uma tshirt e uma medalha. Para além disso tínhamos um verdadeiro banquete a nossa espera: Sandes, croissants, bolos e imperial a descrição. Uma maravilha :)

Nota positiva a esta prova provavelmente a repetir em 2015 quem sabe para nos 42 Km.

Conclusão: tenho de começar a treinar a noite em Monsanto com frontal e já agora comprar um de jeito para me iluminar o caminho tendo em conta o meu numero de dioptrias :)

5 comentários:

  1. Muito bem, sempre em busca de novos desafios.
    Força nisso! :)

    ResponderEliminar
  2. Já conheces os Esquilos de Monsanto? É um grupo que treina todos os dias da semana (e maior parte das vezes ao fim de semana) em Monsanto das 06h até às 07h.

    ResponderEliminar
  3. Ola Silvio. Sim conheco. Mas durante a semana para mim não dá porque entro muito cedo e ao fim de semana acabo por ficar a dormir :) Mas vou tentar ir um dia destes.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por esta experiência!

    Beijinhos

    ResponderEliminar