quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Desafio Ultra 2015 - Take 2 - Subida da Garganta da Loriga

Mais uma aventura estava programada para estas férias. A tão desejada subida a Garganta da Loriga. A subida de Loriga até a Torre pela Garganta da Loriga é feita por um percurso pedestre bastante bem marcado com mariolas.

Andava a sonhar com este percurso desde a algum tempo porque é um troço bastante importante do OMD 70K, isto se o traçado se mantiver igual a este ano. Para terem uma ideia este troço tem cerca de 10 Km mais coisa menos coisa. Apenas fiz metade do percurso porque a fome apertou e não haviam mantimentos suficientes para o corpo aguentar o resto do percurso, mas para terem uma noção em 5 Km foram 727 m D+. Coisa pouca :) Até tive de improvisar um cajado para me ajudar a subir algumas partes. 

Aqui vão algumas fotos para ficarem de água na boca.

Loriga

Vista para Loriga. 
Vista para o lado da Torre. Como somos pequenos...

Mariola Gigante

Informo já que esta zona é propicia a existência de alguns animais que o pessoal da cidade não está habituado tais como: Lagartixa-da-Montanha, Lagartixa-ibérica, Lagartixa-da-Montanha, Lagartixa-do-mato, Lagarto-de-água, o Sardão, a Osga, o Licranço, a Cobra-de-pernas-tridáctila, a Cobra-cega, a Cobra-de-água-de-colar, a Cobra-de-água-viperina, a Cobra-lisa-meridional, a Cobra-lisa-europeia, a Cobra-de-escada, a Cobra-rateira, a Cobra-de-ferradura e a Víbora-cornuda, a Salamandra-lusitânica, a Salamandra-de-costelas-salientes, a Salamandra-de-pintas-amarelas, o Tritão-de-ventre-laranja, o Tritão-marmorado, a Rã-verde, a Rã-ibérica, a Rela, o Sapo-comum, a Rã-de-focinho-pontiagudo, o Sapo-corredor, o Sapo-de-unha -negra, e o Sapo-parteiro.

Posso dizer que tive o prazer de me cruzar com alguns destes bichinhos pelo caminho, principalmente lagartos, e uma cobra ai com uns 70 cm... Nada de mais :)

Em baixo umas fotos da zona da garganta vista da Torre para nos sentirmos ainda mais pequeninos.

Garganta de Loriga

Garganta de Loriga



Mais uma etapa do Desafio Ultra 2015...

 


CORTAAAAAAAA :)

4 comentários:

  1. Fizemos essa subida no último trail camp do Armando Teizeira. Mas fizémo-la TODA! Eu demorei 2h e tal...
    Recomendo-te que faças um trail camp destes. Além de ser na Serra da Estrela é um bom fim de semana de treino.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a tentar ir a um desses trail camp a bastante tempo mas ainda não consegui ir. Quero experimentar o de Inverno. Vamos ver se dá :) Beijinhos

      Eliminar
  2. O percurso está bem marcado? Se for lá sozinho achas que me desenrasco? :) Estou inscrito no OMD 2015 também, gostava de explorar esta famosa subida primeiro! Estive no km vertical do Armando Teixeira, já tive um gosto do que é subir à torre eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe. O percurso está marcado na sua maioria por mariolas e pelos símbolos habituais dos percursos pedestres (vermelho e amarelo). Não é aconselhável ir sozinho. Tenta ir com mais alguém :) Também estive lá nesse fim de semana mas do dia 5 vim para Lisboa para fazer a meia maratona :)

      Eliminar