domingo, 8 de dezembro de 2013

A minha primeira 1/2 maratona


Hoje aconteceu a I Meia Maratona dos Descobrimentos que coincidiu também com a minha primeira meia maratona.

Acordei e liguei o telemóvel para ver como é que estava o tempo. Até me assustei... Devia haver alguma coisa de errado... Ou o meu telemóvel estava a registar-se na Serra da Estrela ou então o Accuweather estava doido... 1ºC??? Não pode ser... Quando sai de casa ate estava um solinho porreiro aqui para os lados de São Domingos de Benfica... Quando cheguei a Algés apercebi-me do nevoeiro cerrado. E quando sai do carro é que tive consciência do frio horrível que estava. E para além de frio... vento... Até cortava. Bem vamos lá fazer aqui uma corridinha para aquecimento... :) Não sentia qualquer extremidade do corpo. Nem pés, nem mãos, nem orelhas, nem nariz... Nada :| E aquecimento nem vê-lo porque continuava gelada.
La fui para o bloco de partida para sentir aquele calor humano habitual que eu tanto gosto mas desta vez posso dizer que soube bem. Aiii que quentinho...Hehe.

Vamos lá começar isto. Dado o tiro de partida la fui em modo cubo de gelo com pernas... Fui-me cruzando com algumas caras conhecidas e a prova até me ia a correr bem. Não estava a sentir cansaço nas pernas nem a sentir dores no pé. Até chegar ao Km 17... Ai fui-me a baixo. Fiquei sem força nas pernas e arrastei-me até ao final. Mas tinha metido na cabeça que por muita fraqueza nas pernas que tivesse não podia andar. E assim foi. Lá me aguentei.

No final que posso dizer: Sobrevivi. Estou muito feliz :))


Conseguir chegar ao fim sem trambolhões e de preferência sã e salva era o principal objectivo. E isso aconteceu :) Também consegui correr SEMPRE durante os 21,1 Km, que era outro objectivo. E outro objectivo era chegar antes de 2:30h. Também cumprido. Podia ter sido um pouco melhor não fossem os últimos 4 Km a arrastar-me.

Agora algumas notas.

Coisas que era suposto haver durante o percurso e que eu não vi ou por estar distraída ou porque não haviam mesmo: fruta e/ou bebida isotonica nos abastecimentos. Eu só cheirei mesmo água. O que é certo é que dispenso bebidas isotonicas e geis porque me fazem mal ao estômago, mas para quem ia a contar com isso não se safou. Eu funciono a base de cubos de marmelada que levo comigo por isso foi tranquilo. Pareceu-me um pouco fraquinho o abastecimento na meta: uma maça e uma garrafa de agua. Não fosse uma barrinha de sésamo que tinha no bolso e um pastelinho de nata gentilmente oferecido pelo membro da minha equipa Serranitos & Friends que fez os 10 Km, tinha desfalecido. O percurso também não foi o que estava definido. Ainda bem que os meus pais ficaram em casa por causa do frio porque senão a esta hora ainda estariam à minha espera no Rossio... Outra coisa que a organização prometia era bandas de musica ao longo do percurso... As únicas bandas que ouvi foram as que iam no meu ipod. O conselho que deixo à organização é: não prometam coisas que não conseguem cumprir.

O que é que aprendi com esta prova? Que 21,1 Km não é assim um bicho de sete cabeças e que com mais treino poderei melhorar. A dor no pé devido a fascite plantar também não tem ajudado e por isso tenho treinado menos o que prejudica o meu progresso. Espero que esta dor desapareça de vez assim como aquela dor na perna esquerda que me atormentou e muito á uns meses atrás e que de um dia para o outro desapareceu.

A medalha já está a fazer parte da árvore de natal :)


12 comentários:

  1. Epá esse tempo está sujeito a muitas melhorias! Em Março é baixar das 2h sff... Bons treinos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe. Sim espero melhorar muito :) Obrigada pelo apoio e bons treinos. Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns pela estreia! E abaixo das 2.30 foi bom! (a minha primeira, há quase 7 anos, foi em 2.31)

    Força para a próxima!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João :) Foi 2:24:58. Espero daqui a 7 anos estar tão bem como tu. Cruzei-me contigo no sentido contrario perto de Santa Apolónia mas ias tão compenetrado que nem ouviste gritar "Força João". Hehe. Beijinhos,

      Eliminar
  3. Muitos parabéns! A primeira vez que se cumpre uma distância é sempre o momento especial. Depois, como bem dizes, não é nenhum bicho papão. Com treino e alguma perseverança tudo se consegue! E que este ano o Pai Natal te "leve" a fascite!
    Boas Corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela força Rui. É esse mesmo o meu desejo para o Natal. Vai-te embora dor no pé :) Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Muitos parabéns!
    Sabes que eu acho que te vi, mas não tinha a certeza que eras tu. Agora que vejo a foto é que tenho a certeza.
    Fizeste melhor tempo que eu fiz na minha estreia numa meia há 1 ano atrás!
    Mais uma vez parabéns e boa recuperação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Hehe. Só vi o João e os outros teus colegas dos 4 ao Km :( Não dei conta de passares por mim. A ver se nos encontramos numa prova em breve :) Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pela tua 1ª Meia Maratona. E mais importante que isso, SEMPRE a correr. Na primeira, o objetivo passa essencialmente por chegar ao fim, agora nas próximas começas a pensar em melhorar o tempo. :)
    quanto às questões da organização, estou totalmente de acordo contigo "Não cumprem, não prometam".
    Beijinhos e boas corridas.
    PS- A árvore ficou agora ainda mais bonita e pede ao Pai Natal para levar com ele a fascite. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago. Muito obrigado pela força. Foi uma óptima experiência fazer esta distância e estou muito contente por ter chegado ao fim :) Espero que o Pai Natal leve mesmo esta dor no pé. Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar