quarta-feira, 16 de julho de 2014

1º Trail Moinhos Saloios

No domingo fui participar no 1ª Trail Moinhos Saloios na Venda do Pinheiro organizado pelo Trilho Perdido. 

Inscrevi-me um pouco em cima do acontecimento porque esta prova não estava nos planos mas tendo em conta que era perto de Lisboa decidi ir. E fiz bem porque foi muito bom.

Por volta das 8h já estava no Estádio Municipal da Venda do Pinheiro, local de partida e chegada e também de secretariado da prova. A prova tinha cerca de 250 participantes pelo que não houve grandes confusões no levantamento de dorsais e rapidamente voltei ao carro porque estava muito vento e frio. Resolvi vestir a t-shirt da prova porque estava a tiritar só com uma camisolinha de alças.


Hoje iria experimentar pela primeira vez a minha nova mochila de hidratação a pensar em provas mais longas. A outra mochila apenas permite levar 1 L de água e o tubo do saco de hidratação é bastante curto por isso não ajeito muito bem com ela. Para distâncias curtas dá perfeitamente mas para distancias mais longas ou quando está muito calor preciso de bem mais que 1 L. Aqui está ela:



Depois de muito procurar optei pelo modelo da Dechatlon Quechua Extend 0-10L que tem um saco de hidratação de 2 L e suportes para bidons a frente. É bastante leve vazia. Na minha opinião abanou um pouco quando corria talvez por não a ter prendido bem. Vamos ver como se vai portar nos próximos desafios. A prova começou as 9h e teve um parte de asfalto até entrar em pinhal, passamos pela Asseiceira Pequena e seguimos até ao monte com os moinhos de vento. Um moinho a moda antiga e dois moinhos modernos: as eólicas dos nossos dias. Uma vista espectacular e o melhor de tudo um valente leão a receber os participantes a entrada.

Foto Google Earth
A prova passava por vários tipos de trilho, o que até foi interessante para testar passagens de areia de pinhal, para pedra, para asfalto e novamente para pinhal e por ai em diante.

Tinha 4 abastecimentos, o primeiro só de água, o segundo de sólidos e líquidos, o terceiro de água e isotónico e o ultimo solido e liquido. Os abastecimentos tinham muita variedade. Á chegada era o chamado super-abastecimento com sandes, bolos, sumos, frutas frescas e uma mesa de queijos de fazer inveja a qualquer casamento. A prova tinha o apoio de uma empresa local de queijos, Montiqueijos, que ofereceu vários tipos de queijos, desde secos a meio-secos a frescos acompanhados de pão e broa regionais. Foi um belo repasto para quem consegue comer logo a seguir as provas, o que não é o meu caso. Apenas consegui comer melancia. Agarrei-me a uma taça com melancia de tal forma que um rapaz disse-me delicadamente: “Será que posso tirar um pouco?”. Não sei quem ele é mas peço desculpa pela total monopolização da taça. 

Para variar acabei toda arranhada devido ao meu prazer especial em não me desviar de galhos e silvas. Aqui está uma amostra do resultado. 




Num dos abastecimentos um senhor ate me disse: “Ohh menina, olhe que leva ai um galho espetado na perna…” E eu nem sentia nada. Arranquei o dito cujo e segui viagem.

Mais uma prova concluída. Para o próximo fim de semana veremos que desafios me esperam no tão aguardado Trail Sintra Monte da Lua. 

11 comentários:

  1. Eh eh, ias com um galho espetado na perna e nem sentias!

    Parabéns por mais esta e força para mais! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de facto um bocado despistada e nem dei por nada.
      Obrigado João.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Se me vires avisa porque para além de despistada vejo muito mal.
      Se não nos virmos, boa prova :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. "oh menina, olhe que leva um galho espetado na perna!" ahahaha muito bom! Boa sorte para Sintra, também lá estarei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu sem dar por nada. Hehe. Obrigada Filipe. Boa prova para ti também.

      Eliminar
  4. Belo relato Inês. E que corra tudo bem no Monte da Lua. Por causa das silvas, urtigas e outros possíveis arranhões, nos trails levo sempre meias de compressão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim e que não saia de lá toda esfacelada. Eu no inverno consigo mas no verão morro de calor com meias de compressão. Venham mais marcas de guerra :) Beijinhosss

      Eliminar
  5. Parabéns pela prova, aliás Parabéns pelas últimas provas. Tem sido provas impressionantes.

    Deixo aqui os meus votos de FORÇA para as próximas provas, já que dificilmente me irei cruzar contigo nos tempos mais próximos :-(

    Beijinhos

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fernando. Força para ti que bem precisas. As melhoras. Beijinhos.

      Eliminar
  6. Eheh, essas marcas de guerra.
    Olha, andava de olho nessa mochila, assim, se calhar está escolhida.
    Bjs

    ResponderEliminar